O que é Nódulo?
Um nódulo mamário é um inchaço, protuberância ou popularmente dito como “caroço” na mama.
É importante destacar que todo nódulo mamário palpável deve ser investigado pelo mastologista e com exames complementares de imagem ou biópsia.
Os nódulos em mulheres abaixo dos 35 anos estão mais frequentemente relacionados a alterações funcionais benignas, como fibroadenomas, cistos ou alterações fibrocísticas, sem nenhuma relação com o câncer.
Outras causas de nódulos mamários incluem:
1 Galactocele (ou cisto lácteo) – geralmente ocorrem no período de amamentação. Quando palpáveis podem ser facilmente tratados com punção aspiração dirigida por ecografia.
2 Abscesso – em caso de infecção (mastite) podem evoluir e formar coleções contendo secreção (abscesso). O diagnóstico precoce é fundamental para iniciar o tratamento com antibiótico e drenagem.
3 Trauma – após trauma na mama pode ocorrer a formação de hematoma (coleção de sangue) que tendem a regressão após algumas semanas.
4 Lipoma – são nódulos benignos que se originam do tecido adiposo (gordura). Podem ser simplesmente acompanhados, pois não estão relacionados ao câncer mamário.
5 Câncer de mama – frente a um nódulo suspeito a investigação diagnóstica com mamografia, ultrassom e biópsia deve ser prontamente indicada. Homens também podem ter câncer de mama.
O termo Alterações fibrocísticas é utilizado para descrever uma série de alterações funcionais, como cistos, dilatação ductal ou fibrose e que podem ocorrer em uma ou nas duas mamas.Essas alterações não estão relacionadas a aumento no risco de câncer mamário e são consideradas uma variação normal do tecido mamário.